Instituto Pensar - Bolsonaro quer direito de resposta no Jornal Nacional por cobertura das 100 mil mortes no país

Bolsonaro quer direito de resposta no Jornal Nacional por cobertura das 100 mil mortes no país

por: Nathalia Bignon


Em ação no TRF-2, AGU diz que jornal fez ?indevidas ilações sobre omissão de Bolsonaro?; emissora diz que apenas expôs sua posição editorial. Foto: Reprodução.

O presidente Jair Bolsonaro cumpriu a promessa que fez durante uma live no último dia 13 de agosto e entrou com uma ação judicial contra a TV Globo. No processo, Bolsonaro pede direito de resposta ao Jornal Nacional pela informações que foram ao ar na edição marcada pela cobertura dos 100 mil mortos pelo coronavírus no Brasil, em 8 de agosto. A informação é da Coluna Radar, da Revista Veja.

Advocacia-Geral da União (AGU) alega que a reportagem "Coronavírus: Constituição diz que é dever do Estado evitar doenças ? esse dever foi cumprido??, exibida pelo noticiário, continha conteúdo com "indevidas ilações sobre uma suposta omissão deliberada por parte do Governo Federal no contexto de combate à pandemia do gerada pelo Covid-19?.

A ação foi presentada no Tribunal Regional Federal da 2ª Região e assinada por Silvia Follains Lins, Cláudio José Silva e Carlos Eduardo Gomes. Além das matérias sobre a situação sanitária do país, o telejornal abriu a edição com a leitura de um editorial com críticas ao trabalho do governo para conter a pandemia.

No pedido, a AGU afirma que em 20 de agosto encaminhou uma notificação extrajudicial para a emissora, com um texto a ser lido no JN, "a título de direito de resposta por parte da União?. No dia 25, segundo a União, a emissora se recusou a conceder o espaço "sob a alegação de que se trata de um editorial, cuja natureza reflete o posicionamento do veículo de imprensa e de que não teria havido acusação ao presidente da República ou sua responsabilização pelas mais de 100 mil mortes no Brasil?.

Por isso, não restou outro caminho senão a judicialização da questão, tendo em vista a necessidade de concessão de direito de resposta para o esclarecimento de fatos omitidos na referida reportagem?.

O órgão pede a antecipação dos efeitos da tutela para determinar a divulgação da resposta, com a leitura do texto durante a edição do JN logo após a intimação da emissora.

Bolsonaro fez promessa em live

Sem citar o Jornal Nacional nominalmente, Bolsonaro já havia alertado que tomaria providências depois da Globo tê-lo acusado de ser genocida.

"Vamos tentar a responsabilização e o esclarecimento da verdade no tocante a essa matéria, porque não dá para a gente não se defender disso. Uma acusação de genocida para cima de mim no horário nobre, ou que eu sou o responsável e que deveria cumprir a Constituição?, retrucou Bolsonaro.

Em nota, a Rede Globo afirmou que "o editorial do Jornal Nacional não acusou o presidente pelas mais de 100 mil mortes da pandemia de coronavírus?. "Apenas listou fatos ocorridos durante a pandemia e convidou o telespectador a uma reflexão sobre que autoridades (prefeitos, governadores e presidente) cumpriram seu dever constitucional de zelar pela saúde da população. Na mesma edição, foi divulgada nota da Secom defendendo as ações do governo federal no combate à pandemia?.

https://twitter.com/jornalnacional/status/1292248323198455808?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1292248323198455808%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fbolsonaro-quer-direito-de-resposta-no-jornal-nacional-por-cobertura-das-100-mil-mortes-no-pais%2F

Com informações da Coluna Radar, da Veja



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: